Resenha Raymond E
A comunidade do discípulo amado
1.
Referência Bibliográfica
BROWN, Raymond Edward. A comunidade do discípulo amado. São Paulo:
Paulus, 1999.
2.
Apresentação do Autor
Raymond Edward Brown foi um sacerdote católico americano (22.05.1928 –
08.08.1998) e proeminente estudioso da bíblia em sua época. É considerado um dos maiores especialista da teologia e da comunidade joanina, contribuindo para os estudos teológicos com uma série de estudos sobre o nascimento e morte de Jesus.
Brown lecionou por 29 anos no Union Theological Seminary, em Nova York, onde ganhou reputação de conferencista superior. Por vezes, o autor é tido como controverso entre os católicos tradicionalistas em virtude de suposto questionamento de numerosos artigos da fé católica1.
3.
Perspectiva teórica da obra
Trata-se de um panorama do pensamento do autor sobre o cristianismo sob a óptica ou prisma da teologia joanina, o que em síntese parece resultar de outras pesquisas e trabalhos previamente realizados pelo autor. Há destaque para a abordagem joanina quanto à elevação da cristologia e da eclesiologia primitiva apontadas e/ou narradas no quarto evangelho.
O autor faz remissões às origens do cristianismo primitivo e às formulações iniciais das comunidades religiosas, especialmente ao tratar de uma espécie de sectarismo joanino, algo como uma seita isolada ou exclusivista. Também por essa teorização da comunidade joanina como grupamento peculiar, o autor sinaliza ser o quarto evangelho a teologia mais arriscada do Novo Testamento.
1
Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Raymond_E._Brown. Acesso em 23/03/2015.
Página 1 de 4
4.
Breve síntese
O autor estruturou a obra em cinco partes e problematizou os temas que entendeu adequados às suas perspectivas. Assim, inicialmente tratou do método interpretativo da eclesiologia joanina; posteriormente tratou das fases da comunidade joanina, sendo a primeira um ensaio sobre as origens da comunidade, a segunda fase trata das