psicologia da educaçao
Ana Carolina de Sousa Lino
Kaique Cirnandes
Yasmin Margarida Medeiros
Rosilda Barbosa Gomes
Thais Leticia Melo Pinheiro anacarol-pso@hotmail.com thais.pinheiro.pfe@gmail.com
RESUMO
Este artigo trata sobre a relação entre a psicologia e a educação. Os objetivos do estudo primeiramente é formar cidadãos comprometidos com a transformação social e construir objetos de pesquisa com a educação e entender o contexto educativo como um microssistema social é o que deve buscar a psicologia em sua relação com a educação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica (Costa), (Cunha, 2008).
Palavras-chave: Psicologia da educação. Relação. Aprendizagem
1 INTRODUÇÃO
O artigo trata sobre a relação entre a psicologia e a educação. Os objetivos do estudo primeiramente é formar cidadãos comprometidos com a transformação social e construir objetos de pesquisa com a educação e entender o contexto educativo como um microssistema social é o que deve buscar a psicologia em sua relação com a educação.
Vygotscki considera três teorias principais que discutem a relação entre desenvolvimento e aprendizagem. Na primeira, desenvolvimento é encarado como um processo maturacional que ocorre antes da aprendizagem, criando condições para que esta se dê. É preciso haver um determinado nível de desenvolvimento para que certos tipos de aprendizagem sejam possíveis. (DAVIS OLIVEIRA pag, 60).
2 PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Essas duas áreas estão intimamente ligadas à psicologia na educação infantil relaciona-se com o comportamento. Em primeiro momento revelou uma relação que propunha um diagnostico para o aluno, termos médicos como hiperatividade, dislexia, déficit de atenção e outros invadiram o cotidiano escolar e rotulavam comportamentos e dificuldades de aprendizagem.
A psicologia se pautava na visão ambientalista de desenvolvimento e aprendizagem. Atualmente a