Psicologia Construtivista Trabalho
Professora Viviane
Psicologia
Grupo – Psicologia
2º/3º semestre
Luciane Mendes Cyrillo C307025
Milliane Alves C345DB9
Regina Célia Delchiaro T259266
Interpretação do desenho Infantil
Fundamentação Teórica:
Sabemos que conceitualmente o desenho, traz em seu conteúdo a expressão do sentir e pensar da criança, e nela tem o significado da expressão do seu desenvolvimento motor e aquisições do seu relacionamento com o meio social.
Para V. Lowenfeld (70),.”desenhar, pintar ou construir, constituem um processo complexo em que a criança reune diversos elementos em sua experiência, para formar um novo e significativo todo. No processo de selecionar, interpretar e reformar esses elementos, a criança proporciona mais que um quadro...proporciona, parte de si própria, como PENSA, como SENTE, como VÊ”.
Sua interpretação pode ser analisada de diversos pontos:
Posição - Todo desenho na parte superior do papel, está relacionado com a cabeça, o intelecto, a imaginação, a curiosidade e o desejo de descobrir coisas novas. A parte inferior do papel nos informa sobre as necessidades físicas e materiais que pode ter a criança. O lado esquerdo indica pensamentos que giram em torno ao passado, enquanto o lado direito, ao futuro. Se o desenho se situa no centro do papel, representa o momento atual.
Dimensões do desenho - Os desenhos com formas grandes mostram certa segurança, enquanto os de formas pequenas parecem ser feitas por crianças que normalmente precisam de pouco espaço para se expressar. Podem também sugerir uma criança reflexiva ou com falta de confiança.
Traços do desenho - Os contínuos, sem interrupções, parecem denotar um espírito dócil, enquanto o apagado ou falhado, pode revelar uma criança um pouco insegura e impulsiva.
A pressão do desenho - Uma boa preensão indica entusiasmo e vontade. Quanto mais forte seja o desenho, mais agressividade existirá.
As cores do desenho – O