PROVAS INFLAMATÓRIAS
1. O que é a Velocidade de Hemossedimentação (VHS)? R= A velocidade de hemossedimentação é um teste de laboratório simples e de baixo custo, útil para avaliar a resposta inflamatória (exame marcador de inflamação). O VHS é bastante sensível, porém pouco específico: isso significa que ele está alterado desde cedo e com muita freqüência, porém em várias doenças diferentes, sendo assim não indicativo de doenças específicas.
2. Qual é o principal método de determinação do VHS. Descreva o princípio? R= O VHS mede quanto tempo leva para os glóbulos vermelhos se depositarem no fundo de um recipiente, separados do soro do sangue. As hemácias do nosso sangue têm carga negativa. Assim, uma repele a outra (cargas iguais se repelem), e elas vão se agrupando com uma certa velocidade, por conta da ação da gravidade. Se juntamente com o soro sanguíneo houver muito material com cargas positivas, essa repulsão de uma hemácia com a outra vai se diminuir, e elas vão se depositar mais rapidamente, tornando o VHS elevado.
3. Quais as suas principais aplicações clínicas? R= Várias são as doenças que podem alterar o VHS, que pode estar aumentado ou diminuído:
Doenças que aumentam muito o VHS (maior que 100 mm/h): mieloma múltiplo, doenças autoimunes como Lúpus Eritematoso Sistêmico e Artrite Reumatóide, Tuberculose, câncer, anemia severa.
Doenças que diminuem o VHS: policitemia, leucocitose severa, anemia hemolítica, esferocitose hereditária, uso de corticoesteróides, hipofibrinogemia.
4. Quais são as principais doenças em que se torna útil sua solicitação?
R=Apesar de inespecífico, o VHS é indispensável na investigação e acompanhamento de casos de arterite temporal ou de polimialgia reumática, orientando o tratamento mesmo antes do resultado de eventual biópsia. Além disso, a comprovação de um VHS normal praticamente afasta aquelas duas possibilidades diagnósticas.
5. Trata-se de um teste específico?