Esclerose
O QUE É ESCLEROSE MÚLTIPLA?
Esclerose = Endurecimento patológico de um órgão ou de um tecido devido ao aumento do tecido conjuntivo que ele contém. No sentido etimológico vem do grego com skleros = duro.
Também conhecido como esclerose disseminada ou disseminata encefalomielite, é uma doença autoimune do Sistema Nervoso Central que afeta o cérebro e a medula espinhal, interferindo na capacidade do cérebro em controlar funções importantíssimas como caminhar, enxergar, falar, etc.
Quando o sistema imunológico começa a agredir a bainha de mielina (capa que envolve os nossos condutores nervosos, que levam impulsos do corpo ao cérebro e vice-versa), é causada uma inflamação, este dano faz como que os sinais que os nervos enviam para retardar drasticamente ou parar completamente.
É importante salientar que não é uma doença mental, nem contagiosa, nem hereditária e nem fatal. Atualmente, embora ainda não se saiba a causa, não exista cura e não há como determinar quem poderá desenvolver a E.M., existem medicamentos que podem modificar a evolução da doença. Em geral, a doença acomete pessoas jovens, entre 20 e 30 anos, e provoca dificuldades motoras e sensitivas.
Não se conhecem ainda as causas da doença. Sabe-se, porém, que a evolução difere de uma pessoa para outra e que é mais comum nas mulheres e nos indivíduos de pele branca que vivem em zonas tropicais.
Principais formas:
Progressiva (primária ou secundária): ocorrem pioras contínuas e ininterruptas.
Recidivo-remissiva: Há períodos de melhora(total ou parcial) intercalados com períodos de exacerbação(surtos). Pode tornar-se 'Secundariamente Progressiva'!
SINAIS E SINTOMAS DA ESCLEROSE MÚLTIPLA Os sintomas variam de pessoa para pessoa, podem ser leves ou severos e aparecem e desaparecem, total ou parcialmente, de maneira imprevisível, sendo que muitos podem tornar-se permanentes.
Visão
Nistagmo: Paralisia no movimento dos olhos.
Diplopia: Visão