Patologia
Mediadores Químicos (PROVA)
Os mediadores químicos são substâncias auxiliadoras que atuam nos eventos vasculares (das células e dos vasos sanguíneos), estabelecem também o sistema de defesa do sistema imune, realizam a quimiotaxia, além de auxiliarem a fagocitose.
Origem:
Os mediadores químicos são de origem das proteínas plasmáticas ou das células.
Produção:
A produção dos mediadores ativos é feita de micro-organismos e tecidos danificados.
Exemplo 1: Quando se tem um infecção bacteriana, com a presença de bactérias no organismo, só a introdução dessas bactérias já promovem uma lesão, no caso destruição celular, sendo suficiente para as células que sofreram essa agressão começarem a atuação de alguns mediadores químicos. Além disso, quando a bactéria produz toxina para o tecido, essa toxina também tem o papel de intensificar a resposta das células inflamatórias daquele local. A partir daí começa o bombardeamento de substâncias inflamatórias.
Exemplo 2: Quando se tem uma lesão na pele, não necessariamente bacteriana, causando o vermelhidão, dor, aquela sensação de líquido por exemplo, isso tudo acontece devido aos mediadores químicos atuando naquela região.
Substâncias Inflamatórias
Grupo I – Aminas Palato Ativas.
Tem como principal representante a estamina.
ESTAMINA: (PROVA)
As estaminas são sintetizadas por mastócitos e basófilos.
As estaminas promovem uma vasodilatação arteriolar (pequenos arteríolas e capilares) e o aumento da permeabilidade das vênulas. Quando a estamina está atuante o repetimento do vaso sanguíneo no endotélio possui receptores para a estamina. Quando a estamina é liberada ela se liga nos receptores presente na membrana daquelas células do endotélio. As estaminas ao se ligarem a esses receptores ativam um mecanismo das células endoteliais que vai fazer com que o tamanho dos vasos aumentem, realizando a vasodilatação, aumentando a luz e o calibre do vaso, aumentando a permeabilidade. Como as células