Patologia
A patologia definida como o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados. Ela envolve tanto a ciência básica quanto a prática clínica, e é devotada ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças. Falaremos de um ponto de vista profundo como funciona esse estudo das causas das doenças.
Patologia
Patologia (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados, tanto na medicina quanto em outras áreas do conhecimento como matemática e engenharias, onde é conhecida como "Patologia das Edificações" e estuda as manifestações patológicas que podem vir a ocorrer em uma construção. Ela envolve tanto a ciência básica quanto a prática clínica, e é devotada ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.
Divisão da Patologia
Ramos
Tradicionalmente, o estudo da patologia é dividido em:
Patologia geral
Está envolvida com as reações básicas das células e tecidos a estímulos anormais provocados pelas doenças. Por isso é denominada patologia geral, doenças relacionadas a todos os processos patológicos, referentes às células.
Patologia especial
Examina as respostas específicas de órgãos especializados e tecidos a estímulos definidos.
Áreas
Todas as doenças têm causa (ou causas) que age(m) por determinados mecanismos, os quais produzem alterações morfológicas e/ou moleculares nos tecidos, que resultam em alterações funcionais do organismo ou parte dele, produzindo alterações subjetivas(sintomas) ou objetivas(sinais).
A patologia engloba áreas diferentes como:
Etiologia
Estuda as causas gerais de todos os tipos de doenças, podendo ser determinado por fatores intrínsecos ou adquiridos.
Patogenia
É o processo de eventos do estímulo inicial até a expressão morfológica da doença.
Alterações