patologias
Introdução Patologia é derivado do grego ( pathos-doenças, e logia-ciência, estudo), estuda as “doenças nas edificações”, ocorrido por falta de cuidados durante a execução da obra. Patologia se defini como manifestações ocorrência durante o ciclo de vida de uma edificação. Elas aparecem com o tempo assim muitas vezes prejudicando a sua estrutura. As patologias podem ocorrer, nas estruturas, nos dutos elétricos e hidráulico por falta de cuidados durante a vedação, entre outros. Então podemos ver que a patologia estuda o mecanismo de ocorrência, causados pela natureza assim a origens e consequências. Para uma boa obra, sair dentro das normas e não ter problemas patológicos precisamos buscar peças que tenha uma durabilidade maior, mas com isso aumenta o custo beneficio da obra, e sempre procurar fabricantes que façam manutenção exemplo de um bom material é a durabilidade dos materiais e componentes utilizados, condições de uso, ações de manutenções realizadas entre outras.
Desenvolvimento
A patologia da construção civil tem como objetivo fundamental o conhecimento das causas dos problemas e como evitá-los. Foram feitos muitos estudos sobre as patologias tendo como objetivo de saber o por que das patologias.
Muitos estudos foram realizados com esse objetivo, e já é possível ter uma ideia geral sobre causas de patologias. Pesquisas feitas na Europa, por exemplo, na década de 70, mostraram que a origem das falhas está, em primeiro lugar, no projeto deficiente; em segundo lugar, em falhas de execução; em terceiro, nos materiais empregados; em quarto, na má utilização dos edifícios pelos usuários. O Brasil ainda está atrasado no estudo das patologias, havendo poucas pesquisas feitas nessa área em obras brasileiras. Entre os estudos existentes encontra-se o do engenheiro Yoshimoto (1986) que,