ultra som
APLICAÇÃO São inúmeras as aplicações, sendo elas: soldas, laminados, forjados, fundidos, ferrosos, não ferrosos, ligas metálicas, vidro, borracha. Industrias de base (siderúrgicas), de transformação (mecânicas pesadas), automobilísticas, transporte marítimo, ferroviário, rodoviário, aéreo e aeroespacial.
Observação: materiais não ferrosos podem ser examinados por ultrassom mas requerem procedimentos especiais.
VANTAGENS Possui alta sensibilidade na detectabilidade de pequenas descontinuidades internas, como trincas e fissuras; Para interpretação das indicações dispensa processos intermediários como revelação de filme feito em radiografia, agilizando a inspeção.
Não requer planos de segurança ou qualquer acessório para sua aplicação; O ensaio mostra a avaliação do tamanho e a interpretação das descontinuidades encontradas, como a profundidade, enquanto em outros exames não mostram.
DESVANTAGENS Exige grande conhecimento teórico e experiência por parte do inspetor; Preparo da superfície a ser inspecionada; O registro permanente do teste não é facilmente obtido; Faixas de espessuras muitos finas apresentam dificuldades no método;
Alguns casos necessita de total reforço da solda, o que demanda tempo; Em materiais com ondas superficiais esse método é aplicado com restrições, pois só são observados defeitos na superfície, então para essa descontinuidade existem métodos mais simples como o líquido penetrante.
LIMITAÇÕES Materiais com alta atenuação acústica (madeira, concreto, certos fundidos e metais não ferrosos), ou a alta temperatura, são ensaios de difícil realização; Peças com formato complexo; A sensibilidade do ensaio é afetada pela condição superficial do objeto;