Ultra som
Onda sonora acima do intervalo audível pelo homem, ou seja maior que 20.000 Hz.
TERAPIA ULTRA-SÔNICA
Ondas sonoras
São ondas longitudinais de pressão, que se propagam no ar ou em outros meios. Se considerarmos uma mola helicoidal, sendo periodicamente comprimida e expandida em uma extremidade, verificamos que uma onda longitudinal se propaga ao longo da mola. A distância entre duas regiões de compressão (ou expansão) consecutivas é o comprimento de onda. As ondas sonoras têm origem mecânica, pois são produzidas por deformações em um meio elástico. Portanto, não se propagam no vácuo.
Propriedades das Ondas Sonoras
• Reflexão: o som bate em um anteparo e retorna.
• Refração: a onda sonora produzida em um meio passa para outro meio em que sua velocidade é diferente (a frequência permanece a mesma, modificando-se seu comprimento de onda).
• Difração: permite-lhe (som) contornar obstáculos com dimensões até 20 m.
• Interferência: um ponto do meio recebe dois ou mais sons, originados por várias fontes ou reflexões em obstáculos.
O Equipamento de Ultra-Som
A máquina de ultra-som terapêutico consiste em um gerador que produz corrente alternada de alta frequência de cerca de 0,8 a 1 MHz. A corrente elétrica de alta frequência é a seguir convertida por um transdutor em vibrações mecânicas. O transdutor consiste basicamente em um cristal introduzido entre eletródios. A conversão da voltagem alternada de alta frequência em vibrações mecânicas é efetuada pela inversão do efeito piezoelétrico> na frente do cristal há um diafragma metálico que pode vibrar devido à oscilação do cristal. As ondas ultra-sônicas são emitidas desde o diafragma que constitui a superfície transmissora ao cabeçote de tratamento.
A piezoeletricidade é um fenômeno observado em cristais anisotrópicos nos quais deformações mecânicas provocam polarizações elétricas, seguindo determinadas direções (piezo = que comprime, que pressiona).
Figura 1: Aparelho de