Atividades Inflamatórias
A velocidade de Hemossedimentação ou taxa de sedimentação de eritrócitos é a taxa na qual os eritrócitos precipitam em um período de um hora. Ela mede o grau de sedimentação de glóbulos vermelhos. É um teste muito sensível mas pouco especifico.
2. Qual é o principal método de determinação do VHS. Descreva o princípio?
É o método de Westergren. O exame consiste na medida da altura da camada de hemácias de uma amostra de sangue venoso anticoagulado que se sedimenta em um tudo de vidro graduado num determinado período de tempo. O mecanismo da sedimentação depende da agregação das hemácias, porem a carga negativa tendem a se repelir, numerosas macromoléculas tem cargas positivas e assim são capazes de neutralizar a carga negativa, levando a maior agregação das hemácias. Assim o fibrinogênio produz o maior efeito agregante seguindo pelas globulinas e da albumina.
3. Quais as suas principais aplicações clínicas?
Ele é usado para analise de doenças inflamatórias disseminadas e alguns casos para inflamação localizada de câncer como exemplo infecções agudas e crônicas, necrose e infarto tecidual, neoplasia maligna, certas situações do estresse fisiologico.
4. Quais são as principais doenças em que se torna útil sua solicitação?
Na doença de polimialgia reumática e arterite temporal.
5. Trata-se de um teste específico?
Não, ele é um teste muito sensível, porem pouco especifico da patogenia do processo inflamatório.
6. O que é a Proteína C Reativa (PCR)?
É uma proteína plasmática reagente de fase aguda produzida pelo fígado. Faz parte da família de proteínas pentraxina, tendo em indivíduos sadios valores baixos e na presença de infecções e processos inflamatórios tem aumento significativo.
7. Quais são os métodos laboratoriais de determinação da PCR?
Imunoturbidimetria, imunonefelometria
8. Quais as suas principais aplicações clínicas?
Artrite reumatoide, lupos eritematoso sistêmico,