Plano de Negócio
Conceito
Sua função principal é o armazenamento de informações de um banco de dados referente a uma ou mais atividades de uma empresa, voltada à tomada de decisões. É como um agrupamento inteligente de dados de uma mesma fonte. Tudo isso favorece um resultado completo ao usuário, sem a necessidade de executar várias consultas (relatórios), cruza-las e finalmente chegar a um resultado. Por enquanto pense que em Data Warehouse os relatórios são exibidos dinamicamente de acordo com a necessidade focando pontos estratégicos.
Estamos falando de sistemas transacionais OLTP, que, de uma forma bem ampla, são sistemas responsáveis por registrar todos os acontecimentos de uma organização. Se analisarmos bem, são os acontecimentos históricos que nos levam a uma melhor tomada de decisão e à prevenção de eventos futuros. Esses dados estão no Data Warehouse. Por definição esses dados armazenados não mudam, exatamente por serem dados históricos, salvo quando é necessário executar correções em alguma informação específica. Um detalhe importante é que esses dados estão disponíveis somente para consulta. Uma base modificável deixa de ser uma Data Warehouse. O que faz a leitura dessa base histórica e inalterável é chamado de OLAP**, nada mais do que um processador das informações contidas na Data Warehouse. É através dele que o usuário consegue visualizar os resultados palpáveis através de relatórios consistentes e inteligentes (a possibilidade de tomada de decisão descrita acima).A ferramenta mais popular para exploração de um data warehouse é a OLAP*, mas muitas outras podem ser usadas.
Origem
Podemos entender DataWareHouse como “Depósito de Dados”. Surgiu como um projeto acadêmico na década de 80, pois houve um aumento no sistema de informações empresarial e consequentemente no Banco de dados. O sistema OLTP (Sistemas Responsáveis por registrar todos os acontecimentos ”Transação de dados”) tinha dificuldades para realizar algumas