Portugal nos dias de hoje
Este trabalho, proposto pela disciplina de história, tem como objectivo conhecer Portugal nos dias de hoje. Este aborda vários temas, tais como: a população portuguesa, no que diz respeito à sua evolução, composição e distribuição; aos lugares onde vivemos, nomeadamente campo e cidade; as actividades económicas nos mais variados sectores e por fim, a ligação ao mundo através da cooperação com outros países e das novas tecnologias.
A população portuguesa
A população total: Na actualidade, o número de pessoas residentes num determinado local é determinante para as resoluções a tomar acerca desse espaço.
As variações da população: Ao longo do século XX a população portuguesa aumentou a um ritmo irregular: nuns tempos cresceu muito, noutros, menos; e ainda noutros, diminuiu.
Causas da diminuição da natalidade:
O número de mães que trabalham fora de casa é cada vez maior;
A educação dos filhos passou a ser mais cara e a aumentar cada vez mais todos os anos.
Poucas casas ou rendas com preços muito altos
Causas da diminuição da mortalidade:
Melhor alimentação
Serviços de saúde melhores e hábitos de higiene
Mais condições de segurança no trabalho
Causas de emigração: As principais causas de emigração foram a procura de melhores condições de vida, de trabalho bem pago e a vontade de enriquecer. Os países escolhidos foram: Espanha, França, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Angola e África do Sul.
Os grupos etários: Os dados que foram recolhidos em 2009, revelam que o grupo etário com mais pessoas é o grupo dos adultos, seguindo-se os jovens e por fim os idosos.
O envelhecimento da população: O número de envelhecimento em Portugal é cada vez maior. As regiões Norte, os Açores e a Madeira são as únicas regiões onde a população jovem ultrapassa a idosa ou tem uma percentagem mais próxima.
A densidade populacional: No continente, o litoral é a zona