direito administrativo
Comunicação, é o processo mediante o qual um mensagem é enviada por um emissor, por meio de um determinado canal, e entendida por um receptor (Vasconcellos 1972:10).
O sistema de comunicação é a rede por meio da qual fluem as informações, que permitem o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz (Vasconcellos 1972:10)
No sistema de comunicações, deve ser entendido:
O que deve ser comunicado
Como deve ser comunicado
Quando deve ser comunicado
De que deve vir a informação
Para quem deve ir a informação
Por que deve ser comunicado
Quanto deve ser comunicado
A capacidade para exercer influência em um empresa depende, em parte, da eficácia de seus processos de comunicação. Por isso não é surpresa a constatação de que a influência tem uma relação com o desempenho, comparável com a da comunicação (Likert, 1971:71).
Na transmissão de informações, deve-se considerar a interferência denominada ruído, que compreende qualquer coisa que se mova na canal que não sejam os sinais ou mensagens reais desejados pelo emissor.
Portanto, nesse momento deve-se verificar até que ponto a forma de estrutura organizacional atende às necessidade de comunicação da empresa. Para tanto, são apresentados alguns aspectos básicos do sistema de comunicação nas empresas.
A – Esquemas de comunicação
De maneira genérica, existem dois tipos diferentes de formação de esquemas de comunicação numa empresa. São eles:
O formal, que é conscientemente planejado, facilitado e controlado. Ele segue a corrente de comando numa escala hierárquica; e
O informal, que surge espontaneamente na empresa, em reação às necessidades de seus membros.
A relações informais não devem ser combatidas. Isso, porém não implica que o formal deva ceder ao informal. Dois elementos:
A oposição ao informal não destruirá a informalidade; isso servirá apenas para forçar o informalismo a uma posição mais afastada do formalismo; e
Por meio do