PROVA
A) Deslocamento da curva de demanda para cima (ou para a direita).
B) Deslocamento da curva de demanda para baixo (ou para a esquerda).
C) Deslocamento da curva de oferta para cima (ou para a esquerda).
D) Deslocamento da curva de oferta para baixo (ou para a direita).
E) Deslocamento para cima sobre a curva de oferta.
2 - Verificando o gráfico, percebe-se que o preço de equilíbrio para o bem em questão é $ 10,00. Supondo que, em um determinado momento, o preço de mercado deste bem é igual a $ 8,00, podemos afirmar que:
A) como o preço de mercado é maior que o preço de equilíbrio, há um excesso deste produto e, desta forma, o seu preço tende a cair.
B) como o preço de mercado é maior que o preço de equilíbrio, há uma escassez deste produto e, desta forma, o seu preço tende a aumentar.
C) como o preço de mercado é menor que o preço de equilíbrio, há um excesso deste produto e, desta forma, o seu preço tende a cair.
D) como o preço de mercado é menor que o preço de equilíbrio, há uma escassez deste produto e, desta forma, o seu preço tende a aumentar.
E) mesmo que o preço de mercado seja diferente do preço de equilíbrio, há igualdade entre oferta e demanda.
3 - Os dados sugerem que a taxa média de juros segue uma lógica própria e permite concluir que o corte da taxa básica de juros (Selic) a 9%, como indicado pelo BC, não significa necessariamente que o consumidor brasileiro conseguirá pagar "taxas internacionais" ao se endividar no banco”, como defendeu a presidente Dilma Rousseff durante sua visita à Alemanha, no mês passado.
Para o professor de economia Newton Marques, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília e servidor aposentado do BC, a forte concentração das operações nas mãos de poucas instituições financeiras dificulta