eletronica
REGISTRADORES DE DESLOCAMENTO
Porto Velho
2013
RAFAEL MOTA DOS REIS
REGISTRADORES DE DESLOCAMENTO
Trabalho apresentado na disciplina de
Eletrônica Digital, ministrada pelo professor especialista RUBEM DE
AZEVEDO CAMPOS, na instituição
Ulbra, no curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos como requisito parcial para obtenção de nota.
Porto Velho
2013
INTRODUÇÃO
No trabalho a seguir iremos abordar o conceito de registradores de deslocamento, exemplificando o desenvolvimento dos conversores :
Série-Paralelo, Paralelo-Série, Entrada Série Saída Série, Entrada Paralela
Saída Paralela.
REGISTRADOR DE DESLOCAMENTO
Um registrador de deslocamento ou “shift-register”, como também é chamado pelo termo em inglês, consiste num conjunto de flip-flops que podem ser interligados de diversas formas, como, por exemplo.
Registradores de deslocamento com flip-flops D e J-K.
Estes circuitos podem deslocar uma informação (bit) aplicada na entrada de uma posição a cada pulso de clock. Por exemplo, o bit 1 aplicado na entrada aparece na saída do primeiro flip-flop no primeiro pulso de clock, depois desloca-se, aparecendo na saída do segundo flip-flop no segundo pulso de clock e assim por diante, até aparecer na saída do final da sequência.
Deslocamento dos bits pelos flip-flops do registrador.
Na configuração mostrada na figura 1 (a), cada flip-flop tipo D tem sua saída conectada à entrada do flip-flop seguinte e todos eles são controlados pelo mesmo
CLOCK. Para entender como funciona este circuito, vamos partir da situação inicial em que todos eles estejam desativados ou com suas saídas Q no nível baixo. Inicialmente vamos aplicar à entrada de dados um nível alto (1). Conforme podemos ver, esta entrada é feita pela entrada J do primeiro flip flop (FF1). Com a chegada do pulso de clock a este flip-flop, ele muda de estado e com isso “armazena” o pulso aplicado à entrada, o qual aparece em sua saída