Eletronica
É a área da eletrônica que se preocupa no processamento da energia elétrica visando obter maior eficiência, menoresperdas no processo de conversão de energia; baseando se na utilização de semicondutores operados regime de chaveamento, para realizar o controle do fluxo de energia entre fontes e cargas.
A Electrónica de Potência trata da aplicação de dispositivos semicondutores de potência, como por exemplo os tirístores, na conversão e no controle de energia eléctrica, em níveis elevados de potência.
A conversão de que falamos é de CA para CC ou vice-versa e os parâmetros controlados são a tensão, corrente e a frequência.
A simples rectificação de CA para CC é uma conversão, mas basta que possamos também ajustar o nível da tensão de saída CC e passamos a ter também controlo.
O extenso campo da engenharia elétrica pode ser dividido em três ramos principais: potência, eletrônica e controle. A eletrônica de potência trata da aplicação de dispositivos semicondutores de potência, como tiristores e transistores, na conversão e no controle de energia elétrica em níveis altos de potência. Essa conversão normalmente é de AC para DC ou vice-versa, enquanto os parâmetros controlados são tensão, corrente e freqüência. A simples retificação de AC para DC, por exemplo, é uma conversão de potência. Mas, caso se aplique ajuste de nível de tensão na retificação, tanto a conversão como o controle de energia elétrica passam a estar envolvidosno processo. Portanto, a eletrônica de potência pode ser considerada uma tecnologia interdisciplinar que envolve três campos básicos: a potência, a eletrônica e o controle, como mostra a Figura 1.1.
Este livro aborda o uso de dispositivos semicondutores de potência em aplicações como retificação, inversão, conversão de freqüência, acionadores AC e DC e fontes de alimentação. Dispositivos como diodos, transistores, tiristores e triacs são usados principalmente para o chaveamento,