Real Situação da saúde brasileira
O que é Medicina Paliativa?
Medicina Paliativa é um conjunto de ações de muitas profissões, ou seja, multiprofissionais no qual o objetivo é realizar o domínio dos sintomas não apenas do corpo, mas também da mente, do espírito e do social, sintomas esses que angustiam o ser humano no seu fim de vida. É de grande importância que a família também seja atribuída pela equipe médica, pois a família sofre junto com o paciente que na grande maioria se encontra em fase terminal.
Os sintomas do corpo são controlados pela equipe de médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, já os sintomas da mente são os psicoterapeutas, psicólogos, psiquiatras, os sintomas do espírito são os pastores, padres e os demais líderes religiosos de cada paciente e o sintoma do social são os assistentes sociais e voluntários.
É importante saber que o objetivo da medicina paliativa não é curar o paciente, pois o mesmo muitas vezes já se encontra em fase terminal, isto é, a doença já está avançada, não há mais nada o que se possa fazer. Com isso o paciente fica entregue ao abandono e ao sofrimento. Porém é aí que se encontra o tratamento paliativo, que não deixa o paciente sozinho, abandonado, esperando somente a hora da morte.
Esse cuidado paliativo é oferecido aos pacientes portadores de câncer avançado e AIDS em sua grande maioria. Há também outras doenças que são beneficiadas com esse tratamento paliativo, algumas delas são: Insuficiência cardíaca congestiva, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e etc. Em geral as famílias chegam ao grupo que oferece os cuidados paliativos, sem esperanças, sem pensamentos positivos e por isso ignoram a real condição do paciente.
Os médicos profissionais jamais escondem da família a situação que se encontra o paciente, não escondem a verdade nem dos pacientes. Mas nem por isso os profissionais vão tratar a doença de qualquer maneira, muito pelo contrário, eles têm certa capacidade para dar informações com sinceridade, segurança e ao mesmo