Prova
[...]
Cada um de nós põe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a direção suprema da vontade geral, e recebemos, enquanto corpo, cada membro como parte indivisível do todo.
(Jean-Jacques Rousseau. Do contrato social, 1983.)
O texto apresenta características: iluministas e defende a liberdade individual e a necessidade de uma convenção entre os membros de uma sociedade. socialistas e propõe a criação de mecanismos de união e defesa de todos os trabalhadores. iluministas e defende o estabelecimento de um poder rigidamente concentrado nas mãos do Estado. iluministas e defende a liberdade e a igualdade social plenas entre todos os membros de uma sociedade. socialistas e propõe a prevalência dos interesses coletivos sobre os interesses individuais. As teorias dos economistas clássicos foram importantes para consolidar o capitalismo e reorganizar a produção da época, quebrando tradições nos negócios e rompendo preconceitos com relação ao uso do trabalho assalariado. Os economistas clássicos:
criticavam a excessiva interferência do Estado na economia, derrubando teses mercantilistas e valorizando o trabalho produtivo. admitiram a ideia de que a agricultura era a grande fonte de riqueza e seguiram os caminhos sugeridos pelos fisiocratas. estavam desatualizados com as questões financeiras da época, sendo criticados pelos pensadores iluministas franceses. definiam a necessidade de intensificar a colonização, focalizando a produção no avanço das técnicas agrícolas e na exportação de mercadorias. reforçaram as teses dos mercantilistas, mas redefiniram o lugar do trabalho, defendendo a melhoria salarial