Proteção radiológica
Essa leitura vai proporcionar conhecermos materiais de proteção radiológica, limites de doses, bem como apresentar a função e responsabilidade do técnico, em relação à proteção radiológica dos pacientes, acompanhantes e a sua própria proteção. É de conhecimento geral que altas doses de radiação ionizante danificam o tecido humano, sendo que diversos efeitos maléficos foram reportados logo após a descoberta dos raios-X. Naquela época (1895 – 1896), era prática comum verificar a intensidade dos raios-X expondo trabalhadores à radiação emitida e medindo o tempo transcorrido até que a região exposta apresentasse irritação da pele. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância das radiações ionizantes, cuja qual
causa danos biológicos nos seres vivos....
HISTÓRIA DAS RADIAÇÕES
As radiaçoes é a propagação de energia, na forma de ondas eletromagnéticas ou de partículas. A onda eletromagnética é uma forma de energia constituídas por campos elétricos e campos magnéticos variáveis e oscilantes em planos perpendiculares entre si, capaz de propagar-se no espaço.No vácuo sua velocidade de propagação é de 300.000 km/s. Em 1895 o pesquisador alemão Wihelm Conrad Roentgem professor de física de uma universidade alemã estava fazendo experiências com raios catódicos ( elétrons ) produzindo-os em tubos de vidro no qual se fazia vácuo, com dois eletrodos no tubo.Era mantida uma diferença de potencial de milhares de wolts e os tais raios catódicos passavam do eletrodo negativo Cátodo) para o dispositivo (ânodo) , ou colidiam com a parede do tubo.
[pic]
No dia 8 de novembro deste mesmo ano, Roentgen notou um brilho em uma peça de vidro que se encontrava a pouca distancia do tubo.Notou ainda, que o brilho persistia mesmo quando a ampola (tubo) era recoberta com papel preto.