Proteção Radiológica
vida, os seres humanos estão expostos diariamente aos efeitos das radiações ionizantes.
› Setor da saúde -
Radiação ionizante encontra o seu maior emprego; › Consequência: local onde
há maior exposição em termos de dose coletiva, porém, também é onde mais são realizadas pesquisas no sentido de se produzir o maior benefício com o menor risco possível.
› Esforços de alguns órgãos governamentais em difundir conhecimentos voltados para as atividades de Proteção Radiológica;
› Ainda é de pouco domínio, o conhecimento a respeito dos efeitos maléficos produzidos por exposições que ultrapassam os limites permitidos.
• A principal finalidade da
proteção radiológica é proteger os indivíduos, seus descendentes e a humanidade como um todo dos efeitos danosos das radiações ionizantes, permitindo, desta forma, as atividades que fazem uso das radiações.
Para atingir essa finalidade, três princípios básicos da proteção radiológica são estabelecidos: Justificação
Limitação de dose
Otimização.
Toda exposição à radiação ionizante pode levar a algum risco de dano à saúde humana, e este risco aumenta com o aumento da exposição.
Qualquer aplicação da radiação que conduza a um aumento da exposição do homem deve ser justificada;
O princípio da Justificação garante que o benefício decorrente da aplicação seja mais importante que o risco decorrente do aumento à exposição; Limites de dose representam um valor máximo de dose, abaixo do qual os riscos decorrentes da exposição à radiação são considerados aceitáveis.
No caso das radiações ionizantes, são estabelecidos Limites De Dose Anuais
Máximos Admissíveis (LAMA), que são valores de dose às quais os indivíduos podem ficar expostos, sem que isto resulte em um dano à sua saúde, durante toda sua vida.
Ainda que a aplicação das radiações ionizantes seja justificada e que os limites de dose sejam obedecidos, é