Empreendorismo
Atualmente, existem várias definições para o termo empreendedorismo. Segundo Dornelas (2005, p.39), empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidade.
Dolabela (1999a, p.43) define empreendedorismo como sendo uma ciência onde são estudados os aspectos referentes ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.
Pode-se definir o empreendedorismo como a capacidade de empreender, ou seja, tomar iniciativa, buscar soluções inovadoras e agir no sentido de encontrar a solução para problemas econômicos ou sociais, estimulando o desenvolvimento como um todo por meio da auto-realização de quem utiliza esse método de trabalho.
Dornelas (2006, p.40) diz que as habilidades requeridas em um empreendedor podem ser classificadas em três áreas:
- técnicas (envolve saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações, ser um bom orador, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe e possuir know-how técnico de sua área de atuação);
- gerenciais (incluem as áreas envolvidas na criação, desenvolvimento e gerenciamento da empresa: marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, controle das ações da empresa, ser um bom