PROTEÇÃO RADIOLOGICA
CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA
ERIKA ALVES YOU
EPI’S DOS PROFISSIONAIS DE RADIOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES COM OS UTILIZADOS NOS PACIENTES
CURITBA
2014
Introdução
A forma mais eficaz de proteção ainda é à distância da fonte emissora de radiação. Os EPI’S dos profissionais da radiologia são essenciais para a proteção. O individuo tem que ficar menos tempo exposto a radiação possível, existe alguns equipamentos para amenizar a exposição, porem não são 100%. Os principais EPIs são os aventais de chumbo, protetores de tireoide e óculos com equivalência em chumbo, e fornecem uma proteção de 90% com relação à radiação espalhada. Outra forma de proteção é a utilização de dosímetro termoluminescentes (TLD), para a verificação da dose do trabalhador. Este dosímetro deverá ser utilizado acima do avental de proteção. Em tomografia de múltiplos cortes, recomenda-se que a enfermagem utilize a proteção de tireoide durante a administração do contraste.
Proteção Radiológica
Todas as normas de proteção radiológica, apesar de indicarem valores de limitação de dose, estabelecem como principio fundamental chamado ALARA – acrônicos para As Low Reasonable Achievable, sua tradução (No nível mais baixo possível). O principio e adotado também por causa do modelo linear sem limiar (LNT), que estabelece uma relação linear sem limiar mínima de dose para efeitos estocásticos – câncer, leucemia e efeitos genéticos.
Os princípios básicos da proteção radiológica estabelecem as condições necessárias para que as atividades operacionais que utilizam radiações ionizantes sejam adotadas em beneficio da sociedade, considerando-se proteção dos trabalhadores, do publico, do paciente e do meio ambiente.
Esses princípios são justificação, otimização, limitação de doses e prevenção de acidentes e fazem parte