proteção radiologica
A Proteção Radiológica pode ser definida conjunto de medidas que visam a proteger o ser humano contra possíveis efeitos indesejáveis causados pela radiação ionizante ou ainda como um padrão apropriado de proteção para o homem sem limitar os inegáveis benefícios das aplicações das radiações ionizantes.
O conhecimento e a prática de proteção radiológica é o que possibilita a todos os IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos) retornarem para suas casas após um dia, uma semana, um ano, uma vida de trabalho com a mesma saúde com que possuíam ao iniciarem sua jornada.
Desta forma caros Tecnólogos e Técnicos em Radiologia tenhamos muito apreço por este conhecimento que nos foi ofertado pelos que vieram antes de nós e que não raro pagaram com sua saúde e as vezes com suas vidas para que pudéssemos trabalhar com segurança. Faço este alerta pois ultimamente tenho escutado de alguns de meus alunos quando tem que escolher um tema de monografia, a cause heresia que escolheram falar sobre proteção radiológica, pois na visão destes alunos, seria um tema simples e fácil.
Caros proteção radiológica nunca foi "simples e fácil" e nunca será um tema menor na radiologia. Muito ao contrário sempre foi e sempre será um tema de primeira grandeza e que infelizmente, muitos desconhecem. E este desconhecimento faz com que tenhamos que presenciar situações absurdas em algumas salas de exame ou ainda conviver com alguns profissionais que simplesmente não conseguem diferenciar o é contaminação do que é irradiação e muito menos quais as áreas em que um ou outro pode ocorrer.
Assim companheiros nesta página trataremos de vários conceitos importantes sobre proteção radiológica que tem grande impacto em nosso dia a dia de trabalho.
FONTES DE RADIAÇÃO IONIZANTES
Durante toda a vida, os seres humanos estão expostos diariamente aos efeitos das radiações ionizantes. Estas radiações podem ser de origem natural ou artificial.
Fontes naturais: Materiais existentes em nosso