Proteção Radiológica
Proteção Radiológica
De acordo com a CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) é o conjunto de medidas que tem em vista a proteção do homem, de seus descendentes e de seu meio-ambiente, contra possíveis efeitos indevidos que podem ser causados pela radiação ionizante proveniente de fontes artificiais ou fontes naturais.
Fontes de Radiação Ionizantes
A vida inteira os seres humanos estão diariamente expostos aos efeitos das radiações ionizantes. Elas podem ser naturais ou artificiais.
Devemos aplicar todos os esforços no sentido de controlar os efeitos nocivos causados pela radiação, por isso que o papel da radioproteção é de grande valor.
A maior contribuição deve-se a irradiação médica, e o radiodiagnostico. Devido a isso, todo esforço deve ser aplicado no sentido de controlar e reduzir esses valores, utilizando a proteção radiológica.
Princípios de Proteção Radiológica
Na saúde a radiação ionizante é de fato mais empregada e conseqüentemente, a maior exposição em termos de dose coletiva.
Apesar de alguns órgãos empenharem-se em disseminar conhecimentos voltados para a atividade de proteção radiologia, é ainda de pouco conhecimento, mesmo entre os profissionais da área, informações a respeito dos efeitos maléficos causados por exposição que ultrapassem os limites de doses permitidos.
Norma CNEN NE 3.01
As diretrizes básicas de Radioproteção NE 3.01, estabelece os princípios, limites, obrigações e controles básicos para quem trabalha com Radiação Ionizante.
Portaria 453 01/06/1998
Aprova o regulamento técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica.
Estabelece que “Nenhuma instalação pode ser construída, modificada, operada ou desativada, nenhum equipamento de radiodiagnostico pode ser vendido, operado, transferido de local, modificado e nenhuma pratica com raios-x pode ser executada, sem que estejam de acordo com os requisitos estabelecidos neste regulamento”. Princípios Básicos de