propriedades
2.1 Fundamentação Teórica Propriedades Coligativas são propriedades das substâncias puras que são modificadas quando se adiciona um soluto não volátil a elas. Essas propriedades são explicadas pela quantidade de moléculas, partículas ou átomos que estão dispersos na solução, podendo ser classificadas em:
- Crioscopia: Estudo do abaixamento da temperatura de solidificação de um solvente, provocado pela adição de um soluto não-volátil.
- Ebulioscopia: Estudo da elevação do ponto de ebulição de um solvente, provocado pela adição de um soluto não volátil.
- Osmoscopia: Propriedade coligativa que permite a passagem do líquido através de membranas.
- Tonoscopia: Estudo do abaixamento da pressão máxima de vapor de um solvente, provocado pela dissolução de um soluto não-volátil.
- Pressão osmótica: Pressão que deveria ser aplicada sobre a solução, a determinada temperatura, para impedir a passagem do solvente através da membrana.
2.2 Objetivos Os objetivos destes experimentos foram determinar a variação do ponto de ebulição de um solvente após a adição de um soluto não volátil e verificar o processo de osmose.
2.3 Material Utilizado
Experimento 1: Osmoscopia
- Béquer (02);
- Água destilada;
- Ovos crus (sem a casca);
- Cloreto de sódio.
Experimento 2: Osmoscopia
- Batata;
- Papel Toalha;
- Cloreto de sódio;
- Placa de petri;
- Colher de café;
- Faca.
Experimento 3: Ebulioscopia
- Termômetro;
- Tela de amianto (02);
- Manta elétrica;
- Béquer (02);
- Água destilada;
- Cloreto de sódio.
3. Procedimento Experimental
3.1 Relato do Experimento
Experimento 1: Osmoscopia
Primeiramente, foram reservados dois béqueres (Béquer A e Béquer B) e logo em seguida adicionou-se 200 mL de água em cada um deles. Acrescentou-se no béquer A 20 g de sal de cozinha e um ovo cru e no béquer B foi colocado apenas o ovo cru.
Experimento 2: