Ajuste ao Valor Representável de Ativos
Alunos (as): Daniele Führ, Débora Rávia, Francielle Vieira,Gabriele Bernardini e Laura Campos (FAPA)
Orientador (a): Caroline Orth (FAPA)
Impairment é uma palavra em inglês utilizada para explicar a redução do valor recuperável de um bem ativo. Significa literalmente dano, prejuízo, deterioração, depre-ciação. Em termos contábeis podemos defini-lo como declínio no valor de um ativo ou dano econômico.
Valor recuperável de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa é o maior valor entre o valor líquido de venda de um ativo e seu valor em uso. Um ativo é consi-derado desvalorizado quando seu valor contábil excede seu valor recuperável.
Seu objetivo é assegurar que os ativos não estejam registrados contabilmente por um valor superior àquele passível de ser recuperado por uso ou por venda.
Através da Resolução CFC 1.110/07, foi aprovada a NBC T 19.10 que trata da Redução ao Valor Recuperável de Ativos. Esta Norma é de natureza geral e se aplica a todos os ativos relevantes relacionados às atividades industriais, comerciais, agropecuá-rias, minerais, financeiras, de serviços e outras. Estende-se aos ativos dos balanços utili-zados para equivalência patrimonial e consolidação.
Palavras-chave: Resolução CFC 110/07 – Impairment -Valor Recuperável.
REFERENCIAL TEÓRICO O CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), em seu Pronunciamento Técni-co CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos, aprovado em 14/09/2007, defi-niu valor recuperável como “o maior valor entre o preço líquido de venda do ativo (é o valor a ser obtido pela venda de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa em tran-sações em bases comutativas, entre partes conhecedoras e interessadas, menos as despe-sas estimadas de venda) e pelo seu valor em uso (valor presente de fluxos de caixa futu-ros estimados, que devem resultar no uso de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa)”, ou seja, os ativos não devem figurar nas