Nao tenho
283
VARIABILIDADE DA PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO
DE ATRIBUTOS FÍSICOS DE UM LATOSSOLO VERMELHO
DISTROFÉRRICO SOB PLANTIO DIRETO(1)
Gilberto Rosa Filho (2), Morel de Passos e Carvalho (3), Marcelo Andreotti(4), Rafael
Montanari(5), Flávio Ferreira da Silva Binotti(5) & Máila Terra Gioia(2)
RESUMO
Atualmente, no cenário nacional, a cultura da soja em plantio direto é muito utilizada na integração agricultura-pecuária. No ano agrícola de 2006/2007, no município de Selvíria (MS), entre as latitudes de 20 ° 18 ’ 05 ” S e 20 ° 18 ’ 28 ” S e as longitudes de 52 ° 39 ’ 02 ” W e 52 ° 40 ’ 28 ” W, foi analisada a produtividade da soja, em plantio direto, em função de alguns atributos físicos de um Latossolo Vermelho distroférrico. O objetivo foi selecionar, entre os atributos do solo pesquisados, aquele que melhor se apresentasse para explicar a variabilidade espacial da produtividade agrícola. Para isso, foi instalada a malha geoestatística para a coleta dos dados do solo e da planta, contendo 120 pontos amostrais, numa área de 4.068 m2 e declive homogêneo de 0,025 m m-1. Do ponto de vista linear e espacial, a elevada produtividade de grãos de soja pôde ser explicada em função da densidade do solo e da umidade volumétrica. A baixa variabilidade da maioria dos atributos do solo indicou que o plantio direto é um sistema que proporciona a homogeneização do ambiente físico do solo.
Termos de indexação: integração agricultura-pecuária, manejo do solo, qualidade física do solo, agricultura de precisão, krigagem, Glycine max.
(1)
Parte da Dissertação de Mestrado do primeiro autor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção – Faculdade de
Engenharia – UNESP/Campus de Ilha Solteira. Bolsista FAPESP. Recebido para publicação em maio de 2008 e aprovado em fevereiro de 2009.
(2)
Mestrando da Faculdade de Engenharia – UNESP/Campus de Ilha Solteira. Caixa Postal