Proposta de educação que supera a ideologia como visão distorcida da realidade.
Ao se falar de ideologia me parece inevitável nos remetermos às idéias Marx, ou seja, ele dizia que existe um conjunto de concepções que ocultam a realidade, com falsas aparências do que seria real, expressando os interesses de um grupo hegemônico. A maneira que o capitalismo encontrou para por em pratica os seus aparelhos ideológicos são; família, escola, igreja, entre outros, estes criaram um falseamento da realidade que atende os interesses de uma classe hegemônica em detrimento de outras.
Neste sentido percebemos que se a educação não estive interessada em desenvolver meios para ir de encontro com a ideologia dominante, esta se perpetuara junto com as desigualdades e mazelas sociais. Isto é algo premente pois a educação esta a mercê da uma ideologia dominante que afeta diretamente a educação, trazendo a alienação dos processos educacionais, haja vista que nas escolas sem o senso critico aguçado esta ocorrendo a Dominação ideológica de uma categoria em detrimento de outras.
Aguçar o senso critico até mesmo com relação aos matérias e disciplinas que são utilizados em nossas aulas, porque ocorre de estarmos reproduzindo uma ideologia e não nos darmos contar, um exemplo é o que acontece quando não comentamos a representações positivas do negro no desenvolvimento da humanidade, ou quando utilizamos um livro didático que muitas das vezes trás um discurso ideológico. Neste sentido entendemos que a ideologia pode se utilizar educação para tornar perversa a divisão de classes, acentuando a opressão das classes que historicamente são oprimidas.
Pensar nos meios de identificar a ideologia das classes hegemônicas significa lançar uma nova perspectiva para a educação, que tornara-se livre para tornar-se uma Escola de possibilidades, onde se prima pela neutralidade dando a devida e necessária consideração aos que compõem a comunidade escolar, estes é que iram construir um tipo de