Elementos para a compreensão das populações indígenas
Faz-se premente analisarmos os critérios que devem ser adotados para a compreensão das populações indígenas, esta demanda um leque de conhecimentos, excluindo-se logo de inicio a idéia do critério biológico que desde muito tempo foi refutado, assim como a idéia de uma cultura pura cuja essência não teria influencia de nenhuma outra cultura, haja visto este ser impossível todos os povos recebem influencias culturais sejam elas direitas ou indiretas, neste sentido essencializar uma cultura não pode ser critério de compreensão da identidade das populações indígenas. A exclusão destes critérios e bastante pertinente haja vista que filósofos como Weber e antropólogos como Darcy Ribeiro defenderem a mesma tese. Como podemos observar na seguinte passagem:
“(as identidades étnicas) sobrevivem a total transfiguração do seu patrimônio cultural e racial / .../ a língua, os costumes, as crenças, são atributos externos à étnica, susceptíveis de profundas alterações, sem que esta sofra colapso ou mutação /.../ as etnias são categorias relacionadas ente grupos humanos, compostas antes de representações recíprocas e de lealdade morais do que de especificidades culturais e raciais” (Ribeiro, 1970: 446).
Por conta disso acreditamos ser de grande valia o conhecimento da historiografia dos índios no Brasil. Haja vista ser recorrente no Brasil idéias que sempre reproduzem a representação simbólica negativa dos povos indígenas, sempre com um sentido de generalização, onde não se considera as inúmeras etnias com suas respectivas línguas e especificidades.
A cultura dos povos indígenas é riquíssima e não é atrasada ou primitivas com a que vemos nos livros didáticos que esquecem de apontar suas produções intelectuais como, saberes, religião, medicina, o conhecimento das plantas,