Propaganda, publicidade, merchandising e promoção
Publicidade, propaganda, merchandising e promoção
Capítulo 1: PROPAGANDA
A propaganda é um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação.
A propaganda demonstra versatilidade quanto à sua aplicação em diversas situações e contextos.
Independente do tipo de propaganda selecionado, a persuasão se faz presente, uma vez que ao informar ou lembrar o consumidor de algo, o anunciante pressupõe que o destinatário da mensagem publicitária será convencido a experimentar, reutilizar ou simplesmente simpatizar com o produto.
A persuasão, neste enfoque, poderia ocorrer com o uso de estereótipos, que tentam convencer pela aparência, como no caso de uma personagem rica e asseada, remetendo à honestidade; a substituição de nomes, como no caso de carros usados sendo vendidos como “seminovos”; a criação de inimigos a serem combatidos, como os vírus em uma campanha de vacinação, ou os mosquitos em uma campanha contra a dengue; o apelo à autoridade, com dentistas e médicos anunciando cremes dentais e medicamentos, por exemplo; e a afirmação e repetição, visto que ao afirmar algo sem vacilar demonstra-se certeza, a qual é reforçadora da persuasão, e a repetição pode facilitar a aceitação do que é dito, pelo receptor se tornar mais acostumado ao que lhe é comunicado. É como a técnica de Goebbels, que dizia que uma mentira repetida muitas vezes torna-se mais eficiente do que uma verdade mencionada apenas uma.
A cultura de quem é alvo de persuasão por meio de propagandas e promoções também deve ser levada em consideração. Uma propaganda específica para um grupo de pessoas pode não ser eficaz quando mostrada a outros grupos, seja pela linguagem usada, pelos atrativos mostrados ou mesmo pela capacidade da audiência de compreender o que se deseja transmitir.
A essência da propaganda, de persuadir e influenciar, pode ser alcançada de variadas