Propaganda, Promoção, Merchandising e Publicidade
Propaganda é qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Os anunciantes são uma maneira lucrativa de disseminar mensagens, seja para desenvolver uma preferencia de marca, seja para instruir pessoas.
As organizações lidam com propaganda de diversas maneiras. Em pequenas empresas, ela fica a cargo do departamento de marketing, ou de vendas, que trabalha com uma agência de propaganda. Já as grandes empresas em geral estabelecem seu próprio departamento de propaganda, com um gerente subordinado ao diretor de marketing. A tarefa desse departamento é propor um orçamento, desenvolver estratégias de propaganda, aprovar anúncios e campanhas e controlar campanhas por malas diretas, display de revendedores e outras formas de propaganda.
Muitas empresas contratam uma agencia externa para ajudar a criar campanhas de publicidade, selecionar os meios adequados e pagar pela veiculação. Atualmente, as agências de propaganda estão se redefinindo como empresas de comunicação que ajudam os clientes a melhorar a eficácia geral da comunicação oferecendo aconselhamento estratégico e prático sobre diversas formas de comunicação.
Para desenvolver um programa, os gerentes de marketing devem sempre começar pela identificação do mercado alvo e dos motivos do comprador. Depois, tomar as cinco principais decisões, conhecidas como ‘os 5Ms’ que são:
• Missão: quais são os objetivo da propaganda?
• Moeda: quanto gastar?
• Mensagem: que mensagem deve ser transmitida?
• Mídia: que meios devem ser utilizados?
• Mensuração: como serão avaliados os resultados?.
2.1. Missão: Estabelecimentos dos objetivos
Os objetivos da propaganda devem resultar de decisões anteriores sobre o mercado-alvo, o posicionamento da marca e o programa de marketing. Uma meta de propaganda é uma tarefa específica de comunicação e um nível de sucesso a ser atingido em meio a determinado público, em um prazo