Estudante
É uma linguagem que necessita de critérios e detalhes suficientes ara que osso ser entendido elo comutador, sendo assim realizando suas devidas tarefas.
Existem programas criados para decifrar essa linguagem com o PORTUGOL, que é uma pseudolinguagem que permite ao programador pensar no problema em si e não no equipamento que irá executar o algoritmo. A principal vantagem do uso de pseudolinguagens é a flexibilidade, todavia a utilização de ações especiais com regras definidas pode ajudar na modelagem e na posterior transcrição do problema para o universo computacional. Neste aspecto Portugol, tem a flexibilidade de poder ser adaptada facilmente às estruturas da linguagem real.
Devemos observar que mesmo com a utilização de pseudolinguagem na modelagem de soluções, é importante considerarmos a sintaxe (em relação à forma) e a semântica (em relação ao conteúdo ou seu significado).
Lembre que na construção de algoritmo mostrada no tópico anterior, identificamos dois conceitos básicos e fundamentais dos algoritmos.
- Memória (Estruturas de Dados) para manipulação das informações.
- Algoritmo (Estruturas de Controle) para manipulação das ações.
Esses conceitos estão representados nas linguagens de programação, reais ou virtuais, através de variáveis (para representar a memória) e ações (para expressar a solução na forma algorítmica).
Variáveis são componentes das linguagens de programação um local de armazenagem do conteúdo ou valor especificado pelo programador, podendo ser alterado a qualquer momento. Sendo que não pode haver o mesmo nome em variáveis diferentes.
Operadores Aritméticos são utilizados para expressar matemáticas que são identificadas como:
- Adição: seu Operador: +
- Subtração: seu Operador: -
- Multiplicador: seu Operador: *
- Divisão: seu Operador: /
- Resto da Divisão: seu Operador: %
Estrutura de Controle de Portugol
1. Sequência simples, representada pelo ponto e vírgula ´; ´.
O ponto e vírgula determina