Sustentabilidade
A Terra não possui recursos suficientes para que possamos desperdiçá-los.A população mundial é de sete bilhões e tende a aumentar ao longo dos anos. O impulso transformador do homem só vai se expandir ao longo do tempo e por isso devemos encontrar formas compatíveis de conciliar nosso desenvolvimento com nosso própria existência.
Sustentabilidade é, então, garantir a preservação e qualidade da água, do solo e do ar em níveis suficientes para manter a vida animal , vegetal e humana para as gerações futuras. De acordo com o Wikipédia, sustentabilidade é “ um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana ”.
Ainda que hajam algumas definições como a dada pelo Wikipedia, sustentabilidade é um termo muito abstrato e por muitas vezes somos alheios a sua real definição. Muitos dos dicionários nem sequer a citam, e essa palavra, que melhor carateriza as necessidade do mundo atual, torna-se esquecida e muitas vezes desconhecida por grande parte da sociedade.
A palavra carrega consigo quatro conceitos básicos : ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso. Todavia, os consumidores dão mais ênfase ao seu conceito ambiental, visto que hoje em dia há certa preocupação com os recursos, sejam eles naturais ou não. Aplica-se então o conceito de desenvolvimento sustentável - “desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem as suas próprias necessidades”, segundo o relatório de Brundtland (1987).
Em relação à questão ambiental, o conceito se aplica à medida que visa promover o uso de recursos, sejam eles naturais ou não, de forma a ter o menor impacto no meio ambiente, por meio de sua utilização consciente, por exemplo.
Portanto, muitas pessoas ao falarem de sustentabilidade, automaticamente, pensam em proteger o meio ambiente, porém o seu significado vai