Projeto mestrado
CPF: 006.823.665-44
Projeto apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Linha de Pesquisa Desigualdade e Desenvolvimento, Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Cachoeira 2014
1. JUSTIFICATIVA
Este trabalho busca contribuir com os estudos sobre a importância das políticas públicas de cultura como ferramenta para o desenvolvimento das cidades históricas brasileiras. Mais especificamente, o projeto destina-se a analisar os reflexos das políticas culturais do governo Lula (2003-2010) no desenvolvimento local de Cachoeira-BA, destacando, especialmente os desdobramentos que tais políticas produziram na dinâmica socioeconômica da referida cidade. Nesse sentido, o presente trabalho procura lançar luz sobre a importância das políticas públicas estimuladas pelo presidente Lula, mais especificamente na gestão dos ministros Gilberto Gil e Juca Ferreira, os quais trouxeram um novo modelo de gestão cultural, proposto através de um Estado mais presente e participativo em relação ao “Estado-mínimo” defendido pelos governos anteriores que foram influenciados pela perspectiva neoliberal consolidada no plano internacional. O presente pesquisa procura abordar também essa nova conjuntura política, analisando os dois movimentos que assumem lugar central na construção de políticas de Estado no campo cultural: a implantação e desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e do Plano Nacional de Cultura (PNC), e as intervenções para a salvaguarda do patrimônio material e imaterial, realizadas na referida cidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
A partir desses questionamentos delineou-se como objetivo secundário da pesquisa analisar as políticas de preservação do patrimônio material urbano implantadas em Cachoeira, buscando