EXERCÍCIOS DE MOVIMENTO CIRCULAR
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
FÍSICA GERAL I
EXERCÍCIOS DE MOVIMENTO CIRCULAR
OLGA MUSTAFÁ MARQUES
ERONDINA AZEVEDO
CUIABÁ – MT
2013
1 – Um disco efetua 30 voltas em um minuto. Determine a frequência em Hz e rpm.
2 – Um satélite demora 2 horas para completar 4 voltas em torno da Terra. Qual é, o período do movimento do satélite suposto periódico?
3 – Na figura abaixo, a corda número 1 tem densidade linear de massa 3,31 g/m, e a corda número 2 é 4,87 g/m. Elas estão esticadas devido ao peso de um bloco cuja massa é M = 511.
a) Calcule a velocidade de onda de uma corda.
b) O bloco agora é dividido em dois (com M1 + M2 = M) e o aparelho é rearranjado como aparece na figura b. Determine M1 e M2 para que as velocidades de onda nas duas cordas sejam iguais.
4 – Uma corda uniforme de massa m e comprimento L está pendurada no teto.
a) Mostre que a velocidade de uma onda transversal nessa corda é uma função de y, a distância a partir do extremo inferior, e é dada por
5 – Escreva a equação para uma onda se propagando no sentindo negativo do eixo x e que tenha uma amplitude de 0,010 m, uma frequência de 550 Hz e uma velocidade de 330 m/s.
6 – Um ponto material em MCU, numa circunferência horizontal, completa uma volta a cada 10 s. Sabendo-se que o raio da circunferência é 5 cm. Calcule:
a) O período e a frequência;
b) A velocidade angular;
c) A velocidade escalar;
d) O módulo da aceleração centrípeta.
7 – A energia liberada foi igual a energia cinética de rotação K do rotor no momento em que a velocidade angular era de 14000racp ev/min.
8 – A figura abaixo mostra um disco uniforme, de massa M = 2,5 kg e raio R = 20 cm, montado em um eixo horizontal fixo. Um bloco de massa m = 1,2 kg está pendurado por uma corda de massa desprezível que está enrolada na borda do disco. Determine a aceleração