Relaçôes etnicas Raciais
Na transição do império para republica, ocorre a transição de escravo trabalhador para trabalhador escravo, isso ocorreu porque após 350 anos de escravidão, de uma só vez foram colocados no mercado de trabalho mais de 700 mil pessoas, isso provocou um desemprego estrutural o qual sentimos os reflexos até hoje. Pois os ex-escravos tiveram que concorrer ás vagas de emprego com muitos brasileiros já moradores das cidades brasileiras.
Os escravos foram colocados liberdade, mas não receberam nada para começar a vida. Logo muitos ficaram nas fazendas trabalhando em regime semelhante ao anterior, e outros foram para as periferias das cidades de onde nunca mais saíram, desta forma os salários foram jogados não chão, pois havia muita procura por empregos e pouca oferta. Para piorar a situação a policia começa a reprimir aqueles que de escravo trabalhador passaram a ser trabalhador escravos, antes trabalhavam por ser obrigados e agora são obrigados á trabalhar para sobreviver, com salários baixos, sem assistência médica, e após 350 anos de escravidão, os negros mesmo depois de libertados, crio-se o estigma de negro como não qualificado para trabalho livre. Então o negro recebeu o infeliz estigma, marcado como algo prejudicial, infame. Após anos ser responsável pela vida econômica dos pais, o negro passa a ser visto como mau cidadão, não mais apto para cumprir bem suas tarefas ou trabalho.
10 – Diferencie: a) Preconceito Racial. B) Racismo. C) Discriminação racial.
A) Preconceito racial é uma atitude negativa em relação á alguém,pode ser a um individuo, uma idéia ou a um grupo, podendo uma pessoa tornar padrões de referencia os próprios ou os de outros grupos. Há uma comparação entre o padrão de referencia.
B) O racismo diferente do preconceito racial tem se uma amplitude maior e ocorre quando é atribuído á adjetivos negativos em relação de suas características físicas ou culturais. O racismo