As Relações Étnicas Raciais
Cultura indígena, afro brasileiro e a educação em direitos humanos na gestão.
Introdução
No Brasil, a sociedade é constituída por diferentes grupos étnicos raciais, sendo considerada em termos culturais uma das mais ricas do mundo. Porém ainda existem muitas etnias sofrendo preconceito por conta da época da colonização portuguesa, onde realizaram tráfico de africanos para serem usados como escravos e usaram de forma exploratória os índios.
Desde a abolição da escravatura até os dias de hoje, muitos sofrem na sociedade por conta de sua raça, seja nas ruas, nas escolas, até mesmo na área profissional onde não se pode existir tal desigualdade. Índios e negros não conseguem empregos em determinados lugares por conta de seu modo de se vestir, linguagem, estilo de vida, pelo tipo de cabelo, entre outros. Sendo assim, observamos que existem muitas desigualdades e discriminações, principalmente contra afrodescendentes e indígenas, impedindo, desta forma, seu pleno desenvolvimento econômico, político e social.
Vamos analisar como a cultura dessas etnias é tratada pelo nosso governo e como as organizações agem ou deveriam agir para que houvesse igualdade para todos. Utilizaremos estudos de casos e vídeos para melhor esclarecimento.
Brasil de muitas etnias.
A população brasileira é bastante diversificada. Isso se deu da mistura de inúmeras raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
Os povos indígenas estão desde antes do descobrimento do Brasil, no ano 1.500. O território já era habitado por povos nativos, os índios. Não se sabe ao certo quantos povos indígenas existiam aqui na época do início da colonização, mas se sabe que na colonização do Brasil foi um enorme genocídio, que dura até os dias de hoje.
Os povos africanos sofreram uma migração involuntária, pois foram traficados para o Brasil, para serem escravos,