Relações étnicas raciais
Relações Étnicas Raciais.
Trabalho apresentado à disciplina de Pedagogia Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Professores: Vilze Vidotti Costa, Lilian Salete Alonso, Carlos Eduardo Gonçalves e Fabio Luiz da Silva
INTRODUÇÃO
Na escola, valores sociais e morais são reforçados e também é nela que muitos preconceitos são perpetuado de forma quase imperceptível.
Portanto é também na escola que se deve propiciar a reflexão crítica sobre a valorização da cultura negra, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade.
Reconhecer o mérito, o valor do outro, da riqueza que cada indivíduo e grupo social porta é um imperativo da vida em sociedade. A escola não pode eximir-se deste processo de constituição da cidadania, da democracia, da vida republicana, sem deixar de ver na diversidade um potencial de diálogo, discurso e prática que promova a igualdade na educação.
DESENVOLVIMENTO Começando com a origem, fazendo a arvore genealógica de cada um dos alunos.
Podendo ampliar muito isso com pequenos vídeos sobre a conscientização contra o racismo.
Pesquisar sobre a moda, tecido e culinária africana.
Comida típica africana.
Musica e instrumentos afro-brasileiros.
Personalidades negras, políticos, jogadores de futebol, na igreja, na educação e etc.
Amostra da cultura.
Historinhas com a temática do preconceito.
CONCLUSÃO
Portanto, o ideal seria que isso fosse implantado como matéria nas escolas para que seja sempre feira a conscientização dessas crianças, principalmente as que ainda estão formando sua personalidade, pois ai pode desenvolver nelas um senso menos critico, podemos lapidá-las e assim fazer com elas sejam adultos com pensamentos mais abertos, com uma mente sem preconceito algum, o que faria do nosso pais, das nossas