TIC
Vantagens:
Ajudaram ao nível da Medicina, na medida em que contribuíram para o encurtamento de distância paciente/médico.
Promovem o emprego em casa, uma vez que através da Internet consegue-se tomar decisões profissionais sem ser preciso deslocar-se ao local de trabalho.
Contribuem para um fácil acesso à comunicação mundial, nomeadamente a nível da comunicação social que melhor desempenha este papel.
Desvantagens:
A insegurança provocada pela difusão de vírus informáticos.
O perigo de fraude no comércio eletrónico e em transações financeiras.
Os perigos para a saúde humana, como são a emissão de radiações nocivas e os problemas psicológicos de dependência.
Áreas das TIC
A importância das TIC na sociedade As TIC são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos. A rápida difusão das TIC exerce mutações no modo de vida das sociedades. Assume importância na vida colectiva e individual actual. A tecnologia tem origem na sociedade, exercendo uma influência decisiva no seu desenvolvimento. A sociedade portuguesa tem usufruído dessas tecnologias, na administração pública, central e local e na estrutura empresarial portuguesa. A vantagem da difusão das TIC contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. Contribuindo também a agilização do relacionamento com os cidadãos e empresas. A principal forma de interacção com os cidadãos e a tecnologia é a existência de canais direccionados para sugestões e reclamações on-line, pagamentos e preenchimento de formulários/declarações. As TIC são importantes em muitos sectores, como:
Na administração pública local: O contributo das TIC para a desburocratização e transparência aumenta a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida do cidadão. Os resultados relativo à disponibilização de serviços on-line e à qualidade da sua prestação demonstram claramente que Portugal esta ainda a dar