Projeto mestrado
A FALA E O ROSTO: A REPRESENTATIVIDADE DO PROFESSOR DA REDE PÚBLICA PELA TELEVISÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
NATAL
2012
RICCELLI DE ARAÚJO MEDEIROS
A FALA E O ROSTO: A REPRESENTATIVIDADE DO PROFESSOR DA REDE PÚBLICA PELA TELEVISÃO
Pré-projeto de dissertação submetido à seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
NATAL, RN
2012
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2
2 PROBLEMÁTICA 3
3 OBJETIVOS 5
3.1 OBJETIVO GERAL 5
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
4 JUSTIFICATIVAS 6
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
6 METODOLOGIA 9
7 JUSTIFICATIVA DE ENQUADRAMENTO 9
8 SUGESTÃO DE ORIENTADORES 10
9 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 11
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO Em um passado distante, a figura do professor elevava o profissional que tinha o ensino como ofício a uma condição de prestígio na sociedade. Era comum que toda boa família desejasse ter um professor entre os membros. Com o passar dos anos, a precarização da profissão, principalmente na rede pública, subjugou o professor a uma condição inversa à que ocupou no passado.
Dentro do processo de midiatização, suscitado por Sodré (2011), será que coube ao veículo televisão contribuir para a formação dessa nova e desvalorizada imagem do professor? Ou será que a televisão apenas retrata nos noticiários jornalísticos a condição que a categoria incorporou um estereótipo diante das condições de infraestrutura e desvalorização acumulada ao longo de décadas?
Esses pontos levantados são guias para indicar a principal demanda do projeto: pesquisar acerca de como os meios de comunicação apresentam a imagem do professor da rede pública, com foco no noticiário jornalístico das emissoras de televisão situadas em Natal, capital do Rio Grande do Norte. É importante destacar que a atividade profissional do