PROJETO MESTRADO
PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO:
GESTÃO, INTERVENÇÃO E SUCESSO
Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, como pré-requisito do processo seletivo para Mestrado em Educação.
Introdução
Os profissionais da Educação não podem aceitar o fracasso escolar como resultado de seu trabalho. Para isso, é necessário que toda a comunidade escolar empreenda esforços a fim de proporcionar ao seu alunado uma educação inclusiva e de qualidade. Entretanto, o percentual de retenção e evasão escolar ainda é alto. Embora sejam diversas as causas do fenômeno, geralmente o próprio aluno se desinteressa pelo processo de aprendizagem e aponta a qualidade do ensino que lhe é oferecido como razão de seu desinteresse. De fato, assim como em outras esferas da atividade humana, a qualidade é um aspecto mais do que relevante e que a todo o momento deve pautar o trabalho dos profissionais da Educação. Ainda que a qualidade do ensino oferecido pela instituição escolar seja do interesse de todos os profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem, cabe ao gestor escolar o papel de organizar e gerenciar recursos materiais e humanos para que a escola alcance a eficiência desejada.
Há de se ressalvar que o gestor não possui autonomia legal para intervir em todas as situações que eventualmente possam comprometer o trabalho escolar. Com isso, muito do que poderia ser feito se torna irrealizável em termos práticos, cabendo ao gestor em não poucas ocasiões o uso de meios alternativos para dinamizar o trabalho pedagógico.
Justificativa
O grande desafio da escola pública é conduzir o processo ensino-aprendizagem com recursos limitados, enquanto seu público-alvo está cada vez mais imerso na tecnologia digital. Uma das maneiras encontradas pela escola a fim de potencializar seu campo de ação é a promoção e execução de projetos pedagógicos