Piscicologia juridica
A criminologia para tentar chegar à causa do crime, assim podendo entender as causas do crime, os mecanismos do crime, chegou à conclusão que se resumia em um problema de conduta, traduzindo sua personalidade. Assim a psicologia passa a ocupar uma posição mais importante na área jurídica e também o conhecimento da psicologia criminal é uma ferramenta importante para todas as pessoas que trabalham em presídios maníacos.
Fatores gerais responsáveis pela reação pessoal em um momento são constituição corporal, temperamento, inteligência caráter , previa experiência de situações analógicas, constelação, situação externa atual, tipo media de reação social e modo de percepção da situação.
O fator morfológico origina na pessoa um estranho sentimento de superioridade ou inferioridade, a constituição corporal forma uma característica natural da pessoa e condiciona em grande parte o seu jeito de ser.
Com relação à inteligência, uma pessoa menos inteligente e a outra tem de se adaptar com mais dificuldade a tal situação.
Pontes diz que a inteligência é uma capacidade para adquirir experiências, procurando resolver problemas do dia a dia. Ele também diz que insight é a capacidade da pessoa para compreender os acontecimentos em sua volta. É como refletimos sobre as coisas que ocorrem no nosso dia a dia. A pessoa que tem o insight prejudicado tem dificuldade de compreensão entre a realidade, tendo dificuldade de entender noções de respeito, limite, do que é certo e errado. Pontes também fala que