O que é direito
Etimologia:
A
palavra
"direito"
vem
do
latim
directus,
"que
segue
regras
pré-determinadas ou um dado preceito". O termo, no decorrer dos anos, vem evoluindo até chegar ao modo como conhecemos.
A vida em sociedade e as relações interpessoais exigem a formulação de regras disciplinar a interação entre as pessoas, com o objetivo de alcançar o bem comum. A norma do direito, chamada "norma jurídica", difere das demais, porém, por dirigir-se à conduta externa do indivíduo, exigindo-lhe que faça ou deixe de fazer algo, e atribuindo responsabilidades, direitos e obrigações.
O direito constitui, um conjunto de normas de conduta estabelecidas para regular as relações sociais. É da natureza da norma do direito a existência de uma ameaça pelo seu não cumprimento, coerção, e a sua imposição por uma autoridade pública.
Portando direito é uma ciência social que estuda e regulamente o conjunto de leis e normas para a possibilidade da vida em sociedade para que se possa manter a ordem social e eliminar os conflitos de interesse nas relaçoes interpessoais, de consumo, transações entre tantas outras relações possíveis entre os membros daa sociedade.
O que estuda a Psicologia?
Etimologia: A expressão Psicologia deriva das palavras gregas “psyché” (alma, espírito) e “logos” (estudo, razão, compreensão).
Com surgimento na segunda metade do século XIX na Europa, instituída como uma ciência independente pelo alemão Wilhelm Maximilian Wundt (1832-1920), a Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano - o indivíduo somente, diferente da sociologia que estuda a sociedade em seu conjunto - através da análise de seu comportamento. Em sua fase pré-científica foi discutida por vários filosofos como
Descartes, Lock, Kant, Hegel, Marx, entre outros.
Considerada como estudo do comportamento, a psicologia estuda a personalidade,
aprendizagem, memória, da inteligência, sistema nervoso e relações