estrategica distribuiçao
O Centro de Distribuição é uma configuração regional de armazém onde são recebidas cargas consolidadas de diversos fornecedores. Essas cargas são fracionadas a fim de agrupar os produtos em quantidade e sortimento corretos e, então, encaminhadas para os pontos de venda mais próximos.
O CD é um conceito moderno, cuja função ultrapassa as tradicionais funções dos depósitos,galpões ou almoxarifados, as quais não são adequadas dentro do sistema logístico. Alves(2000, p.139) aponta uma grande diferença entre os depósitos e os CDs: os depósitos,operados no sistema push, são “instalações cujo objetivo principal é armazenar produtos para ofertar aos clientes”; já os CDs, operados no sistema pull, são “instalações cujo objetivo é receber produtos just-in-time modo a atender às necessidades dos clientes”.
Funções básicas
As funções básicas de um CD, segundo Calazans (2001), são: recebimento, movimentação,armazenagem, separação de pedidos e expedição.
Fonte: (Adaptado de Calazans, 2001)
Como mostra a figura a cima a relação entre todas as funções de um CD. A mercadoria chega do fornecedor e é recebida pelo CD; essa pode ser armazenada para futura expedição ou pode ser diretamente encaminhada para expedição (crossdocking - é a operação na qual o produto é recebido e encaminhado diretamente para a expedição, de acordo com Apte & Viswanathan (2000), com o mínimo de tempo possível a fim de não manter estoque); quando destinada à armazenagem, a mercadoria é movimentada até o seu devido local no estoque, até que seja solicitada em um determinado pedido; é então separada e encaminhada para expedição, onde será transportada até o destino adequado. Cada etapa realizada no CD será detalhada a seguir.
Recebimento
A atividade de recebimento é a primeira etapa da trajetória do produto no CD. Essa etapa é essencial para a realização das outras atividades,