Alian As Estrategicas
Introdução
As alianças empresariais compreendem a formação de novos arranjos organizacionais coerentes com o momento atual de mudanças aceleradas, rápido desenvolvimento tecnológico, integração de mercados e aumento da competição global.
Ampliar a escala de atuação, compartilhar recursos, combinar competências, dividir riscos e custos são estratégias colaborativas que têm sido utilizadas como um meio capaz de tornar as empresas mais competitivas e prósperas no mundo dos negócios.
Objetivos das Alianças
Há diversas vantagens que as organizações podem alcançar com a formação de alianças. como ampliar seu domínio de atuação, por meio da expansão ou conquista de novos mercados. Outro objetivo comum é a busca de redução de custos de operação, que possibilita a prática de preços mais competitivos por parte das empresas envolvidas.
Problema das Alianças Estratégicas.
• Primeiro, existe insuficiência de trabalhos consistentes de natureza analítica, principalmente na área de modelagem, isto é, formulação de modelos relativos à criação e condução de alianças estratégicas internacionais.
• Segundo, existe séria deficiência em termos de documentações detalhadas acerca de casos concretos de formação e consolidação de alianças estratégicas internacionais. Essa deficiência é ainda mais acentuada quando se consideram alianças estratégicas entre empresas de países industrializados e empresas de países emergentes. Tipos de alianças
• São imensos os tipos de alianças estratégicas apresentadas na literatura.
Por exemplo, Aaker (1995) destaca o grau de formalização dos acordos para concluir que as alianças podem assumir diversas formas, desde acordos informais até uma joint venture formal.
Aliança estratégica: Tendências
• Aumento das relações de cooperação entre organizações
(clientes e fornecedores), além dos limites dos seus países; entre organizações concorrentes e o consequente aumento das relações entre organizações de diferentes indústrias.
•