Psicanalise
CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA
FACULDADE DE PSICOLOGIA
DANIELA AVONA DOS SANTOS
ELIS
LIGIA
LORRAYNE
LUIS EDUARDO
PAULO
RAQUEL
SERENA
ANÁLISE DO FILME: TROPA DE ELITE, SEGUNDO A TEORIA DE MELAINE KLEIN
PUC-CAMPINAS
2013
DANIELA AVONA DOS SANTOS
ELIS
LIGIA
LORRAYNE
LUIS EDUARDO
PAULO
RAQUEL
SERENA
ANÁLISE DO FILME: TROPA DE ELITE, SEGUNDO A TEORIA DE MELAINE KLEIN
Trabalho apresentado à disciplina de Psicanálise II para o curso de Psicologia, do Centro de Ciências da Vida, como parte das atividades dasaulas exigidas para aprovação. Responsável pela disciplina: Prof.ª Cristiane Valli
CAMPINAS 2013
INTRODUÇÃO
Melaine Klein faz parte da segunda Geração de Psicanalistas, a partir de 1918 é a principal figura da segunda Geração. É através de Klein que a psicanálise infantil adquiriu sustentação de uma importante teoria e uma gama de matérias que temos hoje ao consultar a literatura. Sem dúvida ela é a autora que mais contribuiu para entendermos as estruturas psíquicas de um bebê e posteriormente de uma criança. Ao estudar a criança em seu psiquismo Klein afirma que os bebes possuem angústias, que são provocadas pelo instinto de morte em um complexo psiquismo. Klein expõe que o bebê trava lutas internas entre os instintos de pulsão de vida e de pulsão de morte e que desde o durante o nascimento a ansiedade persecutória é causada por essa dolorosa experiência.
(Referencia site)
POSIÇÃO ESQUIZO-PARANÓIDE
Para Klein o bebê possui o ego desde o nascimento, ao contrario da teoria de Freud. Através do ego se estabelece uma relação com o mundo externo, sendo o primeiro objeto afetivo é com o seio da mãe. Este é inicialmente cindido, pois se encontra na posição esquizo-paranóde, sua mãe esta dividida em duas partes, uma com um seio bom e um seio mal. Esta relação passa a afetar as sensações corpóreas, dando as primeiras experiências de ansiedade.
Para