Manutenção Produtiva Total
MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL
1 INTRODUÇÃO
As indústrias necessitam estar sempre em busca de melhorias para manter suas produções com a melhor qualidade possível e garantir a satisfação de seus clientes.
A uma exigência constante das indústrias em melhorar seus desempenhos a manufatura e aperfeiçoar seus métodos de administrar as pessoas, os equipamentos e recursos existentes.
A ferramenta TPM, Manutenção Produtiva Total, é uma técnica que tem como objetivo aumentar a vida útil dos equipamentos, reduzir o índice de parada de máquinas através de acompanhamento dos operadores que são treinados e capacitados a ficar aptos a avaliar condições e fazer pequenas correções em seus equipamentos.
Para garantir um bom resultado da ferramenta TPM, não é eficaz a participação apenas dos operadores, mas sim é de extrema importância que a alta diretoria, e gerência estejam envolvidas diretamente no programa de implantação.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Empresas
Segundo Xenos (2004, p.39) as empresas são organizações de pessoas que servem uma sociedade através de produções de bens e serviços com uma boa qualidade. Para a sobrevivência de uma empresa depende da satisfação das pessoas com que ela se relaciona principalmente de seus clientes que optaram pelos seus produtos e serviços e também seus acionistas e empregados.
Toda empresa deve buscar seu desenvolvimento através de lucros e produtos de boa qualidade e para se obtiver boa qualidade e lucro é necessário o comprometimento de seus colaboradores e acionistas (CARVALHO e PALADINI ,2012, p.9).
1.1 Gestão da Qualidade
Qualidade é um termo que mesmo sendo utilizado por diversas pessoas, seu significado nem sempre é o mesmo para todos, ela pode ser considerada como um conceito dinâmico, pois sua referência muda ao longo do tempo ( PALADINI, 2012, p 2). Segundo Garvin (1987), existem cinco abordagens distintas da qualidade: transcendental; baseada