projeto de educação do campo
UEFS/Prefeituras Municipais/Movimentos Sociais
MUNICÍPIO – Nova Fátima- Bahia
FICHA PEDAGÓGICA DO 1º e 2º ANO
UNIDADES
PERÍODO
Nº DE SEMANAS
III E IV
04/ 07/2014 a 12/12/2014
TEMA: A construção da cidadania: política de cultura, esporte e lazer como ferramenta de inclusão no semiárido.
SUBTEMAS: Eleição, exercendo a Cidadania. Hábitos Saudáveis no Esporte e na Alimentação.
JUSTIFICATIVA: A identidade pode ser definida como um "conjunto de características próprias, constituída culturalmente a partir das relações sociais, com as quais se podem diferenciar as pessoas e comunidades umas das outras, quer diante do conjunto das diversidades, quer diante de seu semelhante”. Diante dessa definição, é necessário que o processo educativo possa trabalhar visando o fortalecimento da identidade e consequentemente proporcionando o desenvolvimento local.
Outro aspecto que merece destaque refere-se ao esporte e a cultura local (enquanto tradição, costumes e valores) que por vezes são secundarizados no planejamento cotidiano das escolas e no direcionamento das políticas públicas no âmbito nacional, estadual e municipal. Nessa perspectiva, a temática anual A Construção da Cidadania: Política de Cultura, Esporte e Lazer como ferramenta de inclusão social no Semiárido é de extrema importância para o município de Nova Fátima, pois o mesmo apresenta um indicie de crianças e adolescentes do campo que tem pouco acesso à prática esportiva como instrumento de desenvolvimento humano. Pois culturalmente o esporte ainda não é visto pelo poder público e pela sociedade como um Direito.
O município de Nova Fátima possui uma população de 7.602 habitantes, no entanto, a maioria destes não tem acesso algumas práticas esportivas, e como também algumas famílias desconhece os nutrientes da alimentação saudável de alguns produtos que as mesmas produz.
Para isso na III e IV Unidade, vamos enfocar a importância