Os Fungos
Os fungos são os membros de um grande grupo de organismos eucariotas que inclui micro-organismos tais como as leveduras e bolores, bem como os mais familiares cogumelos. Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias, o reino fungi. Uma grande diferença é o fato de as células dos fungos terem paredes celulares que contêm quitina, ao contrário das células vegetais, que contêm celulose.
Antigamente, acreditava-se que os fungos eram plantas que tinham perdido a clorofila e a capacidade de realizar fotossíntese.
Os fungos desempenham um papel essencial na decomposição da matéria orgânica. São desde há muito tempo, utilizados como uma fonte direta de alimentação, como no caso dos cogumelos e trufas, como agentes levedantes no pão, e na fermentação de vários produtos alimentares, como o vinho, a cerveja, e o molho de soja.
Desde a década de 1940, os fungos são usados na produção de antibióticos. Mais recentemente, várias enzimas produzidas por fungos são usadas industrialmente em detergentes. São também usados como agentes biológicos no controle de ervas daninhas e pragas agrícolas.
Características gerais
-Organismos eucarióticos - possuem células eucariontes - possuem a carioteca, individualizando o material nuclear da célula.
-Heterotróficos – Não produzem seu próprio alimento.
-Em sua maioria, são filamentosos.
-Possuem parede celular e vacúolos.
-Reproduzem-se por meios sexuados e assexuados,
Organização corporal
Todos os fungos são constituídos por filamentos microscópicos ramificados, as hifas. O conjunto de hifas recebe o nome de micélio.
1. Hifas
Uma hifa é um tubo microscópico que contém o material celular do fungo, suas paredes são revestidas por quitina. Elas podem ser classificadas como hifas cenocíticas e hifas septadas, onde a primeira constitui tubos contínuos, sem divisões transversais, preenchidos por massa citoplasmática e núcleos. A segunda apresenta paredes transversais (septos) formando